O que é o Sisu


O que é o Sisu?
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. 
Fonte: Guia do Estudante

Com a antecipação da divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação (MEC) também decidiu antecipar o período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018/1. Os estudantes terão de 23 a 26 de janeiro para participar da seleção. A alteração foi feita a pedido de profissionais do ensino superior e estudantes, que temiam o atraso no cronograma escolar. Anteriormente, as inscrições estavam planejadas para ocorrerem entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro.
Para concorrer, é necessário ter feito o Enem 2017 e não ter tirado zero na redação. Notas de outras edições do Enem não serão aceitas. 
A consulta de vagas a serem disponibilizadas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018 já está liberada desde 12 de dezembro, podendo ser pesquisadas por curso, universidade ou município. Serão 239.601 vagas em 130 instituições superiores estaduais e federais
No período de inscrições, o estudante deverá acessar o site do SiSU e informar o número de inscrição e a senha do Enem 2017 e escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa. Quem não tiver a senha de acesso poderá solicitá-la por meio do link “orientações para recuperação de senha”, disponível na página do Enem.

Pesos e nota mínima

Durante o período de inscrição, o sistema calcula uma vez por dia a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos. O candidato pode, durante esses dias, modificar sua opção quantas vezes quiser. É importante lembrar que o Sisu considera somente a última inscrição concluída.
Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Enem. Esta informação estará disponível para o candidato no momento da inscrição. Quando o candidato se inscrever para cursos em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota. Por isso, um candidato pode ter notas diferentes para cursos diferentes. Além disso, algumas instituições de ensino adotam uma nota mínima para a inscrição em determinado curso. Ao pleitear uma vaga, o aluno é informado se sua nota obtida é suficiente para concorrer àquele curso. Se não for, ele pode optar por outro curso ou outra instituição.
Para maiores informações consulte http://sisu.mec.gov.br/

Colaboração de Bruna Ronchi Oliveira, psicóloga responsável pelo serviço de Orientação Profissional na Basile Estudo Orientado – Aulas Particulares
 ( 11) 3022-2263 e 3022-2264
e-mail: basileestudoorientado@gmail.com
R. Cerro Corá 613 - Alto de Pinheiros.


São Paulo - S.P.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo da Basile Estudo orientado - Aulas Particulares

Apresentação dos trabalhos da Basile Estudo Orientado - Aulas Particulares - Vestibulinho - Vestibular - Redação

Basile Estudo Orientado - Aulas Particulares também nas férias de julho